​Sebo em casa: dicas para preservar livros, CDs, DVDs e VHS



Você guarda os livros antigos de receitas da vovó, as fitas VHS com as filmagens de festas da família ou os CDs da sua banda favorita de quando era adolescente? Estes objetos valiosos emocionalmente já têm um bom espaço reservado no seu coração, mas agora é a hora de saber como arrumá-los em um cantinho da sua casa de maneira que fiquem bem preservados!

Os itens podem ser danificados por diversos fatores, tais como umidade, calor, luz sol e mau uso. E nós não queremos que nada disso aconteça! Por isso, separamos dicas de conservação para mantê-los bons e bonitos. Aprenda:

Manuseie com carinho

O primeiro cuidado deve ser tomado ao pegar o artefato. Se for um livro, evite pegá-lo pela lombada – que vai ficando mais frágil com o tempo. No caso dos discos, o recomendável é manuseá-los pela borda externa ou pelo orifício central. Ah, ter as mãos limpas (com água e sabão serve!) é muito importante para não transferir partículas sujas para os objetos.


Tchau, sujeira

Remover o pó regularmente é essencial para evitar que fungos cresçam e, eventualmente, detonem suas relíquias. E para limpá-las, um pano seco sem fiapos é o suficiente. Quer uma dica de ouro? A limpeza de CDs e DVDS deve ser feita do meio para fora, ou seja, passe o paninho do centro em direção à borda.

Na vertical!

Mais um ponto extremamente importante é a maneira como os artefatos são guardados. Especialistas indicam que livros, CDs, DVDs, etc., sejam colocados verticalmente! Além disso, deixe os itens com tamanhos semelhantes próximos um dos outros, evitando uma pressão que poderia quebrá-los ou amassá-los.

Meio ambiente

Com o tempo os componentes vão se degradando naturalmente, visto que partículas magnéticas e de papel respondem aos fatores ambientais. Para que este processo não seja acelerado ou agravado, procure deixar os objetos em um ambiente adequado: seco, fresco e com sombra – as luzes do Sol e elétrica enfraquecem as tintas, tecidos e o próprio produto, diminuindo sua durabilidade. Porões e sótãos não são boas escolhas, então prefira armários arejados. Se a sua casa é propensa ao excesso de umidade, considere obter um desumidificador.


Use etiquetas

Tem muitos CDs, DVDs ou fitas que estão em embalagens genéricas? Quando puder, veja o que eles são e identifique-os com etiquetas. Dessa maneira, quando quiser rever um filme (ou ouvir um disco), não vai precisar ficar abrindo tudo – o que poderia danificar os produtos – até descobrir qual é o certo .

Fotos: Reprodução/Pinterest