​Natal: ideias de enfeites que você pode fazer em casa

Chegou a época do ano de soltar a decoradora que há em você para transformar seu lar em um verdadeiro reino natalino. E para ter enfeites de Natal dignos de capa de revista nem é preciso gastar uma fortuna – ou ir até o Polo Norte. Basta reaproveitar itens que você já possui para criar decorações lindas e originais! Confira algumas ideias DIY (do it yourself) populares no Pinterest e deixe sua casa prontinha para receber o Papai Noel.

Simples e elegante: coloque velas de diferentes tamanhos em um prato ou suporte mais alto e use pequenos ramos de flores para envolvê-las. Um detalhe como esse traz muito charme a qualquer mesa de Natal!

Outra dica com velas é colocá-las em potinhos de vidro com sal no fundo, que remete à neve. Para finalizar, amarre uma fitinha colorida ou laço no topo do recipiente. Fofo!


Cansou das guirlandas de flores e raminhos? Recorte um pedaço de papelão redondo e cole pompons de lã em toda a superfície. Com as cores vermelha, branca e preta é possível fazer o “cinturão do Papai Noel”. Se preferir não fazer uma alusão ao bom velhinho, solte a criatividade!

Palitinhos de sorvete viram pequenas arvorezinhas para colocar na grande árvore de Natal. A sugestão é muito legal para fazer com as crianças. Para montá-las, o material necessário é tinta guache, papéis coloridos, pedaços finos de festão e muita imaginação!

Tem bonequinhos de Natal? Coloque-os para se divertir na neve: é só usar algodão, galinhos e um pote de vidro. Dá para criar várias cenas e decorar qualquer ambiente de casa.


Sabe aquelas bolinhas que não dá mais para pendurar na árvore de Natal? Colocando-as em recipientes transparentes você lhes dá uma nova função e ainda cria um arranjo bonito, chique e diferente.


Para quem gosta de vinhos essa ideia é incrível! Espete raminhos de plantas nas rolhas para criar arvorezinhas de Natal delicadas e cheias de charme.

Velinhas perfumadas em 3, 2, 1… Canela em rama é perfeita para envolver as velas e deixá-las mais bonitas (e cheirosas). Use uma fita ou laço para amarrá-las direitinho.

O pisca pisca não precisa ficar só na varanda ou na árvore de Natal. Para inovar, coloque as luzinhas junto com bolinhas natalinas em vasinhos de vidro. É para deixar qualquer cantinho mais encantador!

Para criar uma guirlanda mais discreta, use os botões que estão sobrando em casa. Sobre um quadrinho ou tecido, cole-os em formato de círculo. Não importa que sejam de cores ou tamanhos diferentes: o divertido é misturá-los para fazer a decoração que mais combina com você!

Fotos: Reprodução/Pinterest