​Bordado: se inspire nesse hobbie que além de vintage é super relaxante

Foto: @cinderandhoney

Não são apenas as roupas e os acessórios da vovó que estão voltando na moda. O “hobbie vintage” do momento é o bordado – e se antigamente eram comuns em toalhinhas de bebês e panos de prato, agora a tendência é bordar histórias em tecidos fixados em bastidores.

Engana-se quem acha que precisa ser craque em desenho, caligrafia ou costura. Com o tempo você pega a técnica e vai se aperfeiçoando. O segredo? Fazer com leveza no coração! O melhor resultado não é um bordado perfeito, mas sim a tranquilidade e o relaxamento que o hobbie pode trazer. Abaixo, veja dicas para iniciar a bordar:

Vá com calma

Para o seu primeiro bordado, comece com um projeto pequeno. Assim você irá conseguir controlar um pouco a ansiedade. Além disso, é preciso ter em mente que bordar pede paciência e zero preguiça! Ah, e se você fizer algo de errado, siga em frente: desfaça e comece novamente!


Foto: @cinderandhoney

Invista em bons materiais

Linhas, tecidos, agulhas e almofadinhas de qualidade são importantes para que seu projeto fique bem feito. Também essencial tratar suas peças com carinho. Monte uma caixinha especial para guardar tudo organizado, longe da poeira e da sujeira.


Foto: @clubedobordado

Busque referências

Antes de começar é bom saber em qual linha do bordado você quer seguir. Então faça caderno de referências com colagens, fotos, frases e tudo o que você acha que daria um lindo bordado. Ter uma pasta no Pinterest também ajuda!

A internet também é uma mão na roda: existem diversos grupos, influencers, sites e vídeos no Youtube de pessoas que estão entrando nesse mundo. Pesquise bastante (lembre-se de que a preguiça não tem vez aqui, certo?!). No Brasil, uma comunidade bacana é o Clube do Bordado. Além de um grupo para tirar dúvidas e buscar inspirações, oferece cursos na área. Para saber mais, acesse: www.oclubedobordado.com

Foto: @clubedobordadoHora de bordar

Para que o momento do bordado seja ainda mais gostoso, deixe comidinhas e água por perto. Também é essencial que o local escolhido seja aconchegante e bem iluminado para não prejudicar a sua visão. Ninguém merece ficar desconfortável, né?!

Foto: Flickr/ Hey Paul Studios / Creative Commons