#DicasAntix: aprenda um truque para fazer a barra do seu vestido longo sem estragar a estampa

Sabe aquela dica boa, aquele truque que torna a vida mais prática? Quando aprendemos algo assim, não vemos a hora de colocar em prática e compartilhar com todo mundo, não é verdade?
Criamos a série #DicasAntix para compartilhar vários truques e dicas, de amiga pra amiga!

A dica de hoje vai ajudar as baixinhas a fazerem a barra daquele longo divo sem comprometer a estampa, que muitas vezes tem seu charme no barrado. Nossos Vestidos longos são feitos com uma medida de saia para que as meninas altas consigam usar de salto alto se quiserem, afinal as baixinhas podem fazer a barra se o vestido ficar comprido, mas nossas amigas altas não conseguem fazê-lo esticar se ficar curto demais :/

Pensando nas mulheres de diversos tamanhos, compartilhamos esse truque que é uma mão na roda pra quem tem estatura baixa ou mediana e ama usar vestidos longos!

Vale lembrar que essa dica pode ser aplicada a qualquer vestido que tenha esse tipo de localização na estamparia, e que nem todos longos da Antix precisam desse tipo de acabamento, alguns tem uma margem na barra que, se for retirada, não vai cortar o belo desenho da estampa.


Atenção: vamos ensinar o passo a passo dessa aqui para que você leve em uma costureira de confiança e mostre para ela, já que alguns processos dessa dica exigem habilidades avançadas de costura e boa noção de modelagem, tá? Uma profissional sempre vai saber o que fazer e deixar seu lindo vestido pronto para uso <3

Para essa dica você (ou sua costureira) vai precisar de:

– tesoura
– giz para tecido
– fita métrica
– desmanchador de costura
– alfinetes
– régua

Primeiro é preciso provar seu vestido com o tipo de sapato que você escolherá usar. Decida se vai cortá-lo para usar com salto ou com flat e peça para sua costureira tirar a medida de quantos centímetros estão “sobrando”.

Agora é só marcar essa medida na cintura, da junção com o cós ou corpinho para baixo.

Depois disso, é hora de descosturar a saia separando-a do corpinho (que permanece no corpo da peça) do vestido e cortar a saia onde foi feita a marcação. É importante manter o zíper no corpo do vestido. Essa etapa exige toda atenção, pois depois de passar a tesoura não tem como voltar atrás!


Alfinete a saia de volta ao corpo do vestido, preparando-o para a costura. É importante distribuir o tecido da saia corretamente no cós ou cintura, aprofundando as pregas de maneira uniforme ou distribuindo o franzido por igual.

Ao costurar, primeiramente unir a saia ao corpo do vestido com máquina reta, depois fazer acabamento com overloque e por fim pespontar com a reta se necessário/desejado.

Prontinho! Você pode passar o vestido à ferro antes de usar se quiser, assim as costuras ficam todas bem alinhadas 😉


Depois dessa dica você já sabe que é possível usar um vestido longo adequado para sua estatura e sem comprometer a estampa 😉

Agora é só arrasar com seu longo por aí!! <3