​5 quadrinhos de autoras brasileiras para ler já!

Nada mais divertido do que uma história em quadrinhos para se entreter em uma tarde tranquila. E engana-se quem acha que só existem as HQs de super-heróis ou personagens infantis. Existem diversas artistas que trabalham na área como ilustradoras e criadoras de conteúdo, produzindo narrativas com ótima qualidade. Separamos algumas quadrinistas brasileiras e seus projetos que você precisa conhecer. Olha só:

“Bear”, de Bianca Pinheiro

Carioca radicada em Curitiba, Bianca tem pós-graduação em Histórias em Quadrinhos pela Faculdade Opet. Ela recebeu dois prêmios no Troféu HQMix de 2018 com ilustrações de “Alho-poró”. Seu trabalho de mais reconhecimento é Bear”, que conta a história de uma garotinha e um urso mal-humorado. Bianca também já escreveu tramas de suspense que valem a leitura: “Dora” (2014) e “Meu pai é um homem da montanha” (2015), ao lado de Greg Bert.

“A Máscara de Togi”, de Mari Santtos

Formada em artes visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Mari é ilustradora e quadrinista. A HQ “A Máscara de Togi” narra como o pequeno Togi tem seu desejo realizado após conhecer uma borboleta mágica, que lhe dá a máscara para que ele possa ser o que quiser. Ela também já produziu “O Monstro” (2018) e uma série de tirinhas chamada “Todas Mari”.

“Black Science”, de Mary Cagnin

Publicado de forma independente, este quadrinho mostra uma Terra perto de ser destruída, sendo que astronautas precisam descobrir como impedir que isto aconteça. Com a história, Mary ganhou o Troféu Angelo Agostini de Melhor Desenhista em 2017 e já foi foi indicada em 3 categorias do prêmio HQMix. Ela ainda possui um canal no YouTube no qual dá dicas de pintura e ilustração.

“As Aventuras da Bruxinha Mô”, de Chairim Arrais

Com um companheiro gatinho muito fofo, Mô é uma jovem bruxa que se envolve em várias aventuras. A história dela é uma webcomics, na qual os quadrinhos foram publicados em um site próprio: bruxinhamo.wordpress.com. A paulista Chairim também já produziu as séries “Livro de Conselhos do Gato Darazar”, “Purple Apple” e “Mare Rosso”.


“Navio Dragão”, de Rebeca Prado
Uma garotinha viking que é honesta demais: essa é a trama de “Navio Dragão”, tirinhas da ilustradora Rebeca. Natural de Belo Horizonte (MG), e formada em artes visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais, ela já fez vários cursos na área e já trabalhou na Maurício de Souza Produções.


Fotos: Reprodução