​5 fatos curiosos sobre Locadoras que você vai amar descobrir

Rebobine as suas recordações e pense: você lembra a primeira vez em que alugou um VHS para assistir a um filme em casa? Por muitos anos, passear entre os corredores das locadoras era a única forma de conseguir ver um longa metragem jogada no conforto do sofá.


Mais do que apenas alugar filmes, estes espaços proporcionavam a possibilidade de conhecer pessoas apaixonadas por cinema, fossem clientes ou atendentes das lojas. Era uma maneira simples, mas mágica, de trocar conversas sobre a sétima arte. As locadoras podem ter diminuído, mas continuam encantando nossa memória e nos inspirou a criar a coleção Videolocadora, do verão 2019. Abaixo, listamos curiosidades sobre as locadoras. Confira:

O início

A primeira empresa a aplicar o conceito de videolocadora foi a Video Magnetic, em Michigan, nos Estados Unidos. A companhia começou a alugar fitas VHS e Betamax de empresas de áudio e televisão para consumidores a partir de 1977. A ideia deu tão certo que foi copiada em vários lugares do mundo. Agradecemos por isso!

Tradicionalismo paulistano
Uma das primeiras locadoras da cidade de São Paulo foi a 2001 Video, que abriu na Avenida Paulista no ano de 1982. A empresa cresceu e foi uma das maiores do munícipio, com lojas espalhadas em diversos bairros. Após três décadas, a rede anunciou seu fechamento em 2015, passando a funcionar apenas online.

Foto: Pixabay/ Inspiredimages/ Creative Commons

Sob nova direção
As videolocadoras foram locais de trabalho de pelo menos dois grandes cineastas: o norte-americano Quentin Tarantino e o francês Michel Gondry. Tarantino foi balconista da Video Archives, em Manhattan, e lá ficou amigo de Roger Avary, com quem ele depois trabalhou no filme “Pulp Fiction”.

Já Gondry usou a experiência para gravar “Rebobine, Por Favor”. Isso que é o significado de trabalhar com o que gosta!

Turma do Sofá
A rede norte-americana Blockbuster chegou a ser a principal e maior locadora do mundo, valendo mais de oito bilhões de dólares na década de 1990. Uau! Foram mais de nove mil lojas no planeta.

No Brasil, a companhia chegou em 1994 e posteriormente criou a Turma do Sofá, clube de filmes voltados para crianças. Infelizmente, em 2013 declarou falência e fechou diversas lojas. Ê saudade…

Poder do streaming

Pasmem, a Netflix surgiu após uma multa de uma locadora! Sim, é isso mesmo: o norte-americano Reed Hastings teve que pagar US$ 40 para a Blockbuster após devolver com atraso o filme “Apollo 13”. Como ele não gostou nada disso, resolveu fundar, em 1997, um serviço de entrega de DVDs pelo correio por um preço fixo, sem taxa de atraso.

Vinte anos depois, a Netflix é considerada uma das principais empresas de aluguel de filmes. A diferença é que agora funciona como streaming, onde passeamos virtualmente por um catálogo online de vários longas-metragens.