Mulheres aventureiras: ​dicas para viajar sozinha

Foto: Pixabay/ StockSnap/ Creative Commons

Fazer uma viagem sem companhia pode parecer uma ideia intimidante no início, mas com certeza é uma experiência inesquecível! Não é porque você viaja sozinha que precisa ficar na solidão, viu? Hospedar-se num hostel ou contratar um guia de turismo local são opções para fazer novas amizades.

E se você está buscando momentos para relaxar completamente, viajar desacompanhada é uma ótima escolha! Você pode fazer seu roteiro, seus desejos, suas fotos… O que você quiser para te deixar realizada! Para te ajudar nessa missão, selecionamos algumas dicas certeiras que irão tornar sua viagem maravilhosa. Confira:

Informe-se!

Blogs, revistas, redes sociais e comunidades online: acompanhe tudo sobre o destino e o que está acontecendo por lá antes de embarcar. Entender a cultura local é muito importante para você saber o que esperar da viagem! O livro “Mas Você Vai Sozinha?” (Globo Livros), da escritora Gaía Passarelli, é um bom guia pré-viagem pois contém relatos, sugestões e informações sobre vários lugares do mundo, sendo voltado para mulheres que viajam sozinhas.

Foto: Divulgação

Comece por lugares “fáceis”

Visitar cidades nacionais é uma boa alternativa se você quer começar a viajar sozinha, mas está apreensiva de encontrar idiomas, gastronomias e costumes muito diferentes. Fazer passeios curtos, com duração de um final de semana ou feriado também é interessante para você se acostumar com a ideia de uma viagem sem companhia. Essas atitudes podem fazer com que você se sinta mais segura para começar a explorar locais cada vez mais distantes.

Use bagagem de boa qualidade

Ninguém merece ter problemas com as malas e perder de tempo de viagem, né? Por isso, invista em bagagens boas, mesmo que sejam um pouquinho mais caras, pois elas podem enfrentar situações que podem danificá-las, como quedas e climas extremos.

Foto: Pixabay/StockSnap/Creativecommons

Planeje sua alimentação

Vai ficar em um hotel com pensão completa ou numa hospedagem alugada? Se escolher a segunda opção, talvez seja melhor não comer todos os dias em restaurantes… Para poupar mais dinheiro, compre comidinhas, frutas e pães, por exemplo, para ir consumindo ao longo dos dias.

E se algo der errado?

Tenha calma! Você pode planejar tudinho e ainda assim algo fora do esperado acontecer. O importante neste momento é não deixar o ocorrido atrapalhar sua viagem! Aprenda com as dificuldades para evitar isso novamente e curta o restante da sua folga!