Ideias para criar o seu Bullet Journal

Perfeito para quem deseja se organizar, visualizar melhor as suas tarefas e ter um momento tranquilo no dia a dia para colocar os compromissos em ordem, o bullet journal é um método gracioso para você deixar o seu cotidiano bem estruturado.

Idealizado pelo designer americano Ryder Carrol, o lema do bullet journal é “rastrear o passado, organizar o presente e se preparar para o futuro”. Uma maneira de tornar os seus compromissos, metas e sonhos sempre frescos na sua mente.

Se você tem dificuldade em se organizar, essa é uma maneira de se apaixonar por cada etapa. Veja a seguir algumas ideias para você montar o seu:

O 1º passo é escolher um caderno. Porém, qual o melhor? Segundo Ryder, “o melhor caderno é o seu favorito”. Para você se inspirar, os mais utilizados são os moleskines e cadernos de anotações em capa dura com folhas quadriculadas ou sem linhas.

O índice será a primeira folha! Apesar de ser o 2º passo, separe a primeira folha do caderno: você vai preenchê-la depois de dividir todo o bullet journal.

Nesse índice, você deve destacar as páginas do calendário mensal, diário de realizações e legenda para cada evento que for anotado. Por exemplo, uma bolinha vermelha para indicar um compromisso importante, um “X” para indicar um hobby a ser praticado e por aí vai.

O 3° passo é montar o calendário mensal. Escreva o mês e liste cada um dos dias. Na frente de cada dia, indique os feriados e comemorações.

Depois, basta começar o seu diário! Coloque a data e o nome do mês no início da página e preencha os seus afazeres de forma criativa.

Algumas pessoas preferem se organizar semanalmente, para ter uma visão melhor do que precisa ser feito, mas você pode seguir o método que mais agradar. Isso é o mais bacana do bullet journal, você pode personalizar de acordo com as suas necessidades!

Para não ficar repetitivo, abuse de cores, desenhos, adesivos, frases preferidas, colagens e letras variadas para dar vida ao seu caderno.

Marque suas consultas médicas, tempo de exercícios físicos, dieta, estudos, festas e metas para alcançar os seus sonhos. Dessa forma, você se diverte, mantém tudo organizado e ainda cria um vínculo especial com cada dia da sua semana para cada momento ser sempre especial!