Organizando o guarda-roupa: dicas da expert Marie Konmari Kondo

Foto: Reprodução/ Pinterest

Roupas largadas e jogadas num canto nunca mais! Decrete o fim da bagunça agora mesmo e saiba como arrumar seu armário com o método KonMari, criado pela japonesa Marie Konmari Kondo, especialista em organização.

Ela já lançou dois livros explicando as diretrizes da sua metodologia, “A Mágica da Arrumação” e “Isso Me Traz Alegria” (ambos da Editora Sextante), sendo que a segunda obra é uma espécie de guia ilustrado de como dobrar, organizar e guardar os itens da sua casa. Separamos as principais dicas dela para você colocar suas roupas, inclusive as peças da Antix, em ordem! Confira:

Categorize!

O primeiro passo antes de arrumar o guarda-roupa é separar os itens nas seguintes categorias: Roupas, Livros, Papelaria, Itens Sentimentais e Komono (itens diversos que não se enquadram nas outras divisões). Em seguida, guarde o que lhe traz alegria e o que é importante para você, e encaminhe o resto para doação.

“Se você está indeciso sobre qualquer peça do vestuário, vá além do toque; abrace a roupa. A reação de seu corpo quando você pressiona a peça contra o coração pode ajudá-lo a sentir se ela lhe dá alegria”, orienta Marie no livro ‘Isso Me Traz Alegria’.

Feito de que?

Guarde os itens que serão mantidos com seus similares. Ou seja, papéis ficam perto de livros e coisas de papelaria. Nada de misturar cabos de eletrônicos com produtinhos de beleza, ok?! “Cada material gera uma aura especial. Os objetos de tecido e papel, que são de origem vegetal, por exemplo, respiram e parecem irradiar calor”, fala Marie. “Juntar itens com vibrações semelhantes parece intensificar a sensação de arrumação, talvez por suas auras serem compatíveis.”

Engavetando

Marie faz uma comparação curiosa: para arrumar uma gaveta, imagine uma caixa japonesa bentô – nas quais são servidas refeições e a comida fica separadinha. “Os alimentos coloridos são arrumados de modo delicado em pequenos espaços”, ela comenta. Ou seja, organizar gavetas requer delicadeza para preencher todos os cantos! “Desde que seja possível ver o que está na gaveta, você está indo bem. Ser capaz de retirar coisas da gaveta com facilidade é um bônus adicional, não uma necessidade.”

Foto: Flickr/ kudzuplanet/ Creative Commons

Origami

Dobrar reduz o volume das peças e maximiza a quantidade de coisas que você pode colocar no armário.“Roupas são meros pedaços retangulares de tecidos costurados. Qualquer peça pode ser dobrada no formato de um retângulo”, diz Marie. Para isso, pense nas roupas como se fossem origamis – foi assim que a expert criou o método de dobrar KonMari. Entenda o conceito básico e boa arrumação:

1. Dobre as pontas do “corpo” da roupa em direção ao centro para formar um retângulo. / 2. Dobre o retângulo ao meio no comprimento. / 3. Dobre novamente ao meio ou em três partes.