​Livros sobre cinema que você deveria ler

Livros sobre cinema que você deveria ler

Para quem adora cinema como nós, tão fácil quanto comer um balde de pipoca é devorar livros sobre a sétima arte. Afinal, os textos são importantíssimos para filmes, seja no roteiro ou como inspiração para produzir um longa-metragem.

Diversos cineastas e escritores se dedicaram a escrever obras sobre o audiovisual, e resolvemos fazer uma listinha básica que toda amante de cinema deveria ler! Veja só:

A História do Cinema para Quem Tem Pressa (Celso Sabadin, Editora Valentina)


Está na correria do dia a dia e com pouco tempo para ler? Não se preocupe! Este livro tem 200 páginas e promete te contar a história do cinema sem delongas, mas com muita informação. É ótimo para conhecer os principais acontecimentos na área e ainda se divertir com curiosidades.

Story: Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro (Robert McKee, Editora Arte & Letra)

Para quem quer aprender mais sobre a escrita profissional de um roteiro, o especialista Robert McKee dá várias dicas, exemplos e regras das melhores técnicas. A obra é ótima para quem pretende trabalhar no setor, mas também ajuda as curiosas a entender o universo cinematográfico.

O Livro do Cinema (Globo Livros)


Com escrita simples, imagens e infográficos, a obra fala sobre personagens, diretores, roteiros e temas dos 100 melhores filmes já produzidos. Além de muito conteúdo, o livro é bonito e pode ficar na estante da sua sala para decorar o ambiente. Uma graça!

A Linguagem Secreta do Cinema (Jean-Claude Carrière, Editora Nova Fronteira)

Esta obra é uma das mais importantes sobre cinema, visto que o autor fala sobre a evolução da produção audiovisual em diversos aspectos, tais como ângulo, iluminação, câmera e cenário, por exemplo. Além disso, Carrière promove uma discussão filosófica sobre a sétima arte. Perfeito para quem gosta de refletir sobre as novas mídias!

A Utopia no Cinema Brasileiro (Lucia Nagib, Editora Cosac Naify)


Valorizar a produção nacional é importante, e é o que a professora Lucia Nagib faz ao discutir sobre filmes brasileiros da década de 1990. Ela faz um caminho reflexivo, no qual debate pensamentos filosóficos e teóricos do cinema. O livro foi lançado em 2006 e pode ser um pouquinho difícil de encontrar, mas é super recomendado para quem vai trabalhar na área. Quer uma dica? Ative a detetive que há em você faça uma boa busca em sebos!