​Festa Junina: dicas para montar uma quermesse em casa

Fickr/ Dan Queiroz/ Creative Commons

O friozinho do mês de junho combina muito bem com um encontro de amigos para contar todas as novidades, não é mesmo?! E tudo fica melhor ainda se for acompanhado de quentão, milho verde, amendoim e paçoca, por exemplo, para dar um clima de São João.

Pensando nisso, separamos ideias fáceis de fazer para você montar uma quermesse em casa super aconchegante. Basta chamar os convidados e se jogar no arraiá! Confira as dicas:

Bandeirinhas

Uma boa festa junina pede bandeirinhas! Você pode comprar papéis e recortar por conta própria ou então comprar em lojas especializadas de decoração. Preste atenção: o ideal é pendurá-las numa altura na qual ninguém irá se enroscar nelas. Ah, também não precisa espalhar pela casa toda… Pendurar no cantinho da festa já é o suficiente.

Tecidos bacanas

Outro truque de decoração é amarrar fitinhas coloridas de cetim em cadeiras, mesas ou portas. Simples, o toque dá um charme especial ao São João caseiro. E sabe aquela pilha de retalhos da vovó? Os paninhos podem ser usados como guardanapo, jogo americano ou toalha mesa. Solte a imaginação!

Bem quentão

Não tem espaço para fazer uma fogueira segura em casa? Não se preocupe! Você pode usar as luzinhas de Natal que estão guardadas para criar um fogo falso. Coloque-as sobre galhos ou uma base de madeira e molde sua fogueira de mentirinha. Ideia que vai divertir todos os convidados!

Aperta o play!

Festa Junina pede uma playlist recheada de canções de moda de viola, forró, música de quadrilha, sertanejo caipira e universitário. Opções não faltam! Dá até para montar um karaokê caseiro e chamar os amigos para soltar a voz ao som de “Evidências” sem ressentimentos!

Hora de brincar

Você pode substituir as brincadeiras tradicionais de barracas, como pescaria e tiro ao alvo, por jogos de tabuleiro, dominó, xadrez, etc. Quer fazer uma pequena competição? Monte um placar ao lado da mesa dos jogos e vá anotando o pontos: o vencedor pode ganhar um prêmio, como uma cesta repleta de quitutes juninos.

Dupla sertaneja

Palha e madeira são dois elementos que combinam muito bem com arraiá! Use objetos feitos com estes materiais para colocar comidinhas, bebidas ou até os talheres que serão usados.

Fotos: Todas Reprodução/ Pinterest