​Conheça a incrível história dos Parques de Diversões

Esse encantador universo nos inspirou para nossa coleção de Inverno 2019 com seu clima de aventura, diversão, nostalgia e beleza. Como amamos conhecer a história e ir a fundo em cada assunto, compartilhamos com vocês hoje a história desses lugares tão mágicos que são os parques de diversão!

Você sabia que os parques de diversões tem 400 anos de história? É quase a idade da cidade de São Paulo! Mas é isso mesmo… O primeiro parque do mundo surgiu em 1583, em Klampenborg, na Dinamarca. O Dyrehavsbakken, mas conhecido como Bakken, era diferente do que conhecemos hoje em dia: ficava em uma floresta, onde moradores curtiam os dias de primavera, pois o local tinha uma fonte de água limpa. Com isso, vendedores, ambulantes e artistas começaram a se instalar na área em busca do lucro.

Esse conceito de “jardim dos prazeres” se popularizou pela Europa e Estados Unidos, principalmente no século 19. Com o tempo, opções de entretenimento como brinquedos, barracas de comida, jogos e disputas foram acrescentados para divertir toda a família.


Parque Bakken, na Dinamarca, existe até hoje | Foto: Erkan/Wikimedia Commons

Feiras internacionais, como a Exposição Colombiana Chicago World de 1893, adicionaram outro modelo para os parques. A inserção de shows, passeios e brinquedos (como o carrossel) visava atrair multidões para trazer mais dinheiro aos investidores destes eventos.

Dos pontos fixos nas exposições, as atrações passaram a viajar juntas para diferentes locais do mundo, “criando” os parques itinerantes. Espetáculos de circo, já populares na época, também se juntaram aos parques, tornando-os verdadeiros centros de entretenimento.

Entre as décadas de 1900 e 1940, os parques passaram por muitos altos e baixos – como uma verdadeira montanha-russa! Crises financeiras, guerras mundiais, infestação de doenças e outros problemas acabaram afastando o público destes lugares, visto que o foco das pessoas não era a diversão. Diante disso, muitos parques viraram locais sujos, com itens velhos, mal cuidados e desagradáveis. Uma pena!


Walt Disney na Disneyland | Foto: Renie Bardeau/Disney Parks/Divulgação

A história da indústria começou a mudar em 17 de julho de 1955, quando Walt Disney inaugurou a Disneyland na Califórnia. Ele conseguiu mostrar que era possível manter um parque limpo, com tecnologia, boa alimentação, estrutura impecável e diversão para o público de todas as idades.

O sucesso de seu primeiro parque fez com que ele imaginasse um ainda maior: o Magic Kingdom, que deu origem ao Walt Disney World, na Flórida. Sem saber, Walt plantou uma sementinha que se estendeu pelo mundo.


Foto: LanaDelReyAesthetics/Tumblr

Atualmente, existem redes internacionais especializadas em parques de diversões – como a própria Disney, Universal, Six Flags, Bush Gardens e muito mais! Sem contar os parques itinerantes, muito comuns no Brasil, que viajam levando diversão.

Da próxima vez que você tiver a chance de visitar um parque, procure saber um pouco mais sobre a sua origem, conceito e até administração. Além de muito entretenimento, são lugares que exalam tecnologia, negócios, arte, sonhos e magia!