​Cinco receitas deliciosas e refrescantes para o verão


Foto: Px Here/Creative Commons

Durante o verão, tudo o que mais queremos é aproveitar ao máximo os dias de sol, principalmente quando estamos na praia! E para isso, o ideal é realizar outras atividades no menor tempo possível – até cozinhar! Pensando nisso, separamos cinco receitinhas muito práticas, deliciosas e que ainda são leves, boas para você preparar nos dias mais quentes e poder curtir mais horas ao lado de quem você gosta! Confira:

COGUMELOS PARIS RECHEADOS COM PESTO

No livro “Vegano? Por que não?” (Editora Alaúde), a blogueira norte-americana Kristy Turner ensina como fazer um prato com cogumelos muito saboroso e prático.

Foto: Pexels/Creative Commons

Ingredientes:

250 g de cogumelos Paris limpos e com os talos removidos // Meia porção de pesto de manjericão e nirá (cebolinho chinês) // 4 castanhas-do-pará raladas grossas

Modo de preparo:

Recheie os cogumelos com o molho pesto. Desidrate em forno desidratador por 2 horas a 40º C ou grelhe levemente em forno preaquecido na menor temperatura por uns 20 minutos. Salpique a castanha ralada para enfeitar.

AVEIA CREMOSA COM MIRTILO E LINHAÇA

Para o café da manhã ou uma refeição mais leve antes de deitar, Lindsay, do blog Pinch Of Yum, ensina um prato de aveia muito gostoso.

Foto: Reprodução/Pinch of Yum

Ingredientes:

1/2 xícara de aveia // 2/3 xícara de água // 1/2 xícara de iogurte de baunilha com baixo teor de gordura // 1 colher de sopa de farinha de linhaça // Uma pitada de sal // Mirtilos, nozes e açúcar mascavo a gosto (ou outras guloseimas que preferir para cobertura)

Modo de preparo:

Em um recipiente redondo, adicione a aveia, a água, o iogurte, o sal e a farinha. Não mexa. Deixe refrigerando durante uma noite. Na manhã seguinte, está liberado mexer. A mistura deve ser espessa e a aveia deve estar completamente macia. Adicione as coberturas de sua escolha e bom apetite!

Dica da Lindsay: as diferentes variedades existentes de aveia podem afetar a textura da receita. Se prefere textura mais grossa, prefira aveia em flocos grandes. Se gostar de algo mais macio e cremoso, a aveia em flocos finos é a ideal.

SALADA DE GRÃO-DE-BICO

Foto: Reprodução/Taste of Home

Ingredientes:

1/2 colher de chá de sementes de cominho // 1/4 xícara de tomate picado // 1/4 xícara de suco de limão // 1/4 xícara de azeite // 1 dente de alho picado // 1/4 colher de chá de sal // 1/4 colher de chá de pimenta-caiena // 3/4 de xícara de grão-de-bico, lavado e escorrido // 1 cenoura média // 1 abobrinha pequena // 2 cebolas finamente cortadas // 1/2 xícara de salsa fresca grosseiramente picada // 1/4 xícara de rabanetes em fatias finas // 1/4 xícara de queijo feta desintegrado // 3 colheres de sopa de nozes picadas // Mix de folhas verdes

Modo de preparo:

Em uma frigideira pequena e seca, torre as sementes de cominho em fogo médio, mexendo com frequência. Transfira para uma tigela pequena. Junte o tomate, o suco de limão, o azeite, o alho, o sal e a pimenta-caiena. Em outra tigela, misture o grão-de-bico, a cenoura, a abobrinha, a cebola, a salsa, o rabanete, o queijo e as nozes. Misture 1/3 de xícara de molho. Para servir, coloque primeiro a mistura de grão de bico e depois regue com o molho restante.

BOWL DE FRANGO, QUINOA, LEGUMES E MOLHO DE HOMUS


Foto: Reprodução/Summer Fresh

Ingredientes:
1 xícara de quinoa cozida // 4 colheres de sopa de coentro picado // 2 xícaras de tomates cortados ao meio // 2 grandes abacates fatiados // Frango grelhado cortado em cubos // Grão-de-bico, lentilha ou outros grãos a gosto

Molho:
1/2 xícara de homus // 1/4 xícara de suco de limão // 2 colheres de sopa de azeite // 1 colher de sopa de xarope de bordo (ou mel) // Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma tigela pequena e bata com uma colher até ficar homogêneo.Para montar a salada, separe a quinoa, os grãos, o tomate, o abacate e o frango. Coloque este itens em uma tigela e jogue o coentro por cima. Em seguida, regue com o molho homus.

SALADA DE ESPINAFRE, MIRTILO E SEMENTES DE GIRASSOL

A entusiasta da gastronomia Katheryn, do Cookie+Kate, criou uma saladinha para quem quer comer saudável, mas não abre mão do sabor!


Foto: Reprodução/Cookie and Kate

Ingredientes:

⅓ xícara de sementes de girassol (cruas ou torradas) // 1 ½ colher de chá de xarope de bordo ou mel // Uma pitada de sal (se as sementes de girassol forem sem sal) // 5 folhas de espinafre picadas // 1 ½ xícaras de framboesas, mirtilos e/ou morangos picados // ⅓ xícara de queijo de cabra (ou queijo branco)
Molho:

3 colheres de sopa de azeite // 1 colher de sopa de vinagre balsâmico // ½ colher de chá de mostarda dijon // ½ colher de chá de xarope de bordo (ou mel) // Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Aqueça uma pequena frigideira antiaderente em fogo médio e adicione as sementes de girassol. Deixe-as aquecendo um pouco e, em seguida, despeje o xarope de bordo, uma pitada de sal e uma pequena pitada de pimenta, se desejar. Toste as sementes mexendo constantemente até que a maior parte do xarope de bordo evapore e as sementes de fiquem douradas nas bordas, entre 3 e 5 minutos. Transfira as sementes para um prato para esfriar. Em uma tigela, misture o espinafre, as frutas, o queijo e as sementes. Em um outro recipiente, misture os ingredientes do molho até emulsionar. Pouco antes de servir, cobrir levemente as folhas com o molho e misture delicadamente. Se usar framboesas na receita, cuidado para que elas não se desmanchem!