​5 fontes dos desejos para conhecer pelo mundo

O hábito de jogar moedinhas em fontes é muito antigo: remonta na Europa da Idade Média, quando nômades acreditavam que isso era uma forma de retribuir favores aos deuses. Com o tempo, o costume foi alcançando diversas culturas e qualquer cantinho com uma fonte de água virou desculpa para fazer um pedido especial – e nós adoramos! Por isso, selecionamos cinco fontes dos desejos que você precisa conhecer ao redor do planeta. Confira:

Fontana di Trevi – Itália

Provavelmente a mais popular do mundo, a Fontana di Trevi é considerada a fonte da fortuna. Construída no século 19, ela fica em Roma, na Itália, e recebe cerca de três mil euros todos os dias (uau)! Para fazer o desejo há uma tradição: é preciso jogar a moeda de costas e por cima do ombro. Dessa maneira, como diz a lenda, você poderá voltar para Roma.


Foto: Fczarnowski/Wikimedia Commons

Fonte dos desejos – Gloria – São Paulo (SP)

No centro da capital paulista há uma construção inspirada na Fontana di Trevi. Trata-se da Fonte dos Desejos Gloria, que fica perto da Praça Ramos, do Teatro Municipal, do Viaduto do Chá e do Vale do Anhangabaú. Ela foi construída em 1922 para o centenário da Independência do Brasil, e possui monumentos de Carlos Gomes e Rui Barbosa, por exemplo. Vale a visita para conhecer um pouquinho mais a história da cidade!

Foto: Mike Peel/Wikimedia Commons

Disneyland – Estados Unidos

No primeiro parque temático da Disney em Anaheim, na Califórnia, há uma fonte da Branca de Neve sobre o fosso do encantador Castelo da Bela Adormecida – símbolo da Disneylândia. Enquanto você curte um dia com os queridos personagens do cinema e se diverte nas atrações, aproveite para fazer um pedido mágico!

Foto: Flickr/HarshLight/Creative Commons

Fonte dos Desejos – Poços de Caldas (MG)

O município mineiro abriga o Recanto Japonês, um local no meio da natureza ótimo para curtir um passeio bem traquilo com a família. Há uma pequena e singela fonte dos desejos que, além de ser fofa para tirar fotos, pode ser o local para você desejar que o seu maior sonho se torne realidade!


Foto: enioprado/Wikimedia Commons

As Fontes de Peterhof – Rússia

São Petersburgo abriga o Palácio Peterhof (um dos mais lindos do país) que possui diversas fontes e estátuas douradas em seu jardim. Construído em 1725, o complexo passou por uma grande restauração após a Segunda Guerra Mundial. No local, um canal aquático liga todas as fontes e chega até formar uma cascata que deixa os olhos brilhando!

Foto: PxHere/Creative Commons