Ideias do Pinterest para montar um jardim vertical na sua casa

Quem vive em apartamento ou em uma casa com pouco espaço sabe como é difícil achar um cantinho para cultivar sua flor preferida ou aquele pé de tempero que você tanto ama. Mas para criar um um jardim caseiro não é preciso ter quintal, sabia?!

Com alguns truques e ferramentas certas é possível trazer o frescor da natureza para dentro de casa. E como amamos ideias para deixar nosso lar mais aconchegante, fomos buscar no Pinterest inspirações para ter plantas e flores mesmo em lugares pequenos. Confira:


Algumas lojas de decoração já possuem suportes especiais para pendurar vasinhos na parede. Os menores são perfeitos para colocar suculentas! Para deixar o cantinho decorado, use todos os vasos da mesma cor para criar uma linha monocromática, ou todos coloridos para trazer uma vibe mais divertida.

Apostamos que você tem uma escadinha velha que não usa para muita coisa! Pois ela acaba de ganhar uma nova função: a de jardim. Coloque bandejas entre os degraus, preencha-os com pedras e disponha vasos de plantas ou flores em todos os andares. É um charme!

Uma ideia que nem exige tanto esforço: tem uma parede vazia, sobrando na sua casa? Em vez de quadros, coloque prateleiras uniformes e espalhe os vasinhos. Você pode brincar com as cores das plantas, dos vasos ou até das prateleiras. Muito legal, né?!


Para elaborar essa ideia, você vai precisar ajuda de um profissional de marcenaria (ou então colocar a mão na massa). Suportes retos de madeira com buracos para encaixar vasos ficam pendurados juntos, unidos por uma corda. Pendure em um varal ou bastão que tenha resistência para aguentar o peso. Ah, e se você tem crianças pequenas ou pets que podem derrubar e balançar o artefato, talvez seja melhor escolher outra ideia…

Nem sempre a gente tem dinheiro ou tempo para fazer uma reforma em casa, mas dá para renovar o lar com plantas! Sabe aquelas portas que possuem aberturas horizontais, muito comuns em casas de praia e mais antigas? Elas possuem espaços que cabem ganhos direitinhos, possibilitando que você pendure vasos. Agora você só precisa lembrar de regar as plantinhas com frequência!